Morar em outro país envolve várias etapas. Nós da BFF Canadá costumamos dizer que para estudar no Canadá (com o intuito de imigrar futuramente) é preciso ter três coisas: vontade, dinheiro e idioma. A vontade, o sonho que move tudo, é o primeiro passo. Depois, claro, vem a ação.
Não tem inglês ainda? Com recursos, é possível estudar inglês até atingir o nível necessário para ingressar em um college ou universidade, caso o aluno opte por estudar em uma escola de inglês paga, seja no Brasil ou no Canadá. Então, um dos pontos mais importantes do Plano Canadá é o planejamento financeiro. Sem ele, o sonho não sai do papel.
Se você está chegando agora no assunto “Estudar no Canadá”, recomendamos a leitura deste texto, para que você tenha uma boa base antes de começar a pensar em valores.
Mas quanto custa estudar no Canadá?
Como há vários caminhos e possibilidades, não existe uma resposta única para todos. Vamos colocar aqui as despesas até o aluno chegar ao Canadá, então não estão incluídos nos exemplos abaixo custos com a vida aqui, como aluguel, alimentação, etc. O que é preciso ter em mente é que o investimento para chegar ao Canadá por meio de estudos envolve várias despesas, como:
– Valor a ser comprovado para o governo canadense no momento da aplicação do visto de estudante (é preciso comprovar para o governo que o estudante e sua família (se for o caso) têm condições de se sustentar no país sem dificuldades enquanto estuda, no site do governo canadense você pode conferir os valores a comprovar. Para uma família com um filho, por exemplo, esse valor hoje chega a 17 mil dólares canadenses) mais o valor do primeiro ano do curso. Seja college ou universidade, você precisará comprovar que tem o valor de um ano de curso. E deverá pagar sua tuition (geralmente o primeiro semestre do curso) para poder ter a carta de aceite da escola para dar entrada no seu study permit. Os cursos variam muito de preço, tudo depende de onde o aluno vai estudar, da duração do curso, em qual instituição, etc. Então guarde isso em mente, você terá que comprovar estas duas coisas para o governo: primeiro ano do college/universidade + o valor exigido pelo governo. Não há como fugir dessa comprovação, isso vale para todos. Aqui você confere de que formas pode comprovar o valor exigido pelo governo.
– Despesas com visto. O study permit é o visto necessário para quem deseja estudar por mais de 6 meses no Canadá. Você terá custos com assessoria de vistos, exames, biometria, etc.
– Despesas com passagens aéreas e estadia. Passagens, valor do aluguel de um apartamento/casa até encontrar o ideal para morar (Airbnb, por exemplo, hotel ou outras opções de moradia temporária).
– Seguro saúde. Como estudante, você poderá usufruir do sistema de saúde pública canadense, porém, há um custo mensal a ser pago (depende de cada província, o valor da província de B.C. hoje é de CAD $75,00), mas antes de usufruir do sistema de saúde canadense, terá que providenciar um seguro saúde de estudante provisório. Muitas escolas exigem esse seguro, pois o aluno não pode correr o risco de, em uma emergência, ficar sem atendimento médico, caso não tenha dinheiro para pagar pelo serviço.
– Despesas extras. A gente sempre recomenda que o estudante traga economias, um dinheiro extra. Para estar preparado para emergências e também para o período de pelo menos os seis primeiros meses de adaptação e busca de emprego. Assim como pode chegar aqui e dar tudo certo, arrumar emprego logo de cara para cobrir as despesas básicas, também pode acontecer de demorar para encontrar algo ou ter algum imprevisto.
VIDA REAL (o ideal)
A gente costuma dizer que são necessários sempre dois investimentos: o que envolve os valores a serem comprovados para o governo (conforme descrito acima) e os valores da “vida real”.
Os”valores da vida real” correspondem ao que o aluno vai gastar além do que ele tem que comprovar para o governo. Alguém que faz um curso de dois anos, por exemplo, precisará de mais recursos. Nem sempre o aluno tem todo o valor, ou seja, do tempo total do curso. O governo exige a comprovação somente para o primeiro ano, então muitos vêm com o dinheiro deste período e pretendem trabalhar (as 20 horas semanais permitidas a um estudante) para cobrir as despesas do dia a dia. Muitas pessoas usam o valor que foi comprovado para o governo (que cada um faz o que quiser depois) para pagar a tuition do segundo ano de curso ou para pagar as despesas dos primeiros meses aqui, por exemplo. Cada um tem uma realidade diferente.
Como é impossível saber o que vai acontecer quando se chega aqui e imprevistos que possam ocorrer na vida das pessoas, a gente sempre recomenda que o aluno planeje e traga, se possível, esse “valor da vida real”, ou seja, que tenha realmente garantido o valor total do college e também traga economias, pois isso é uma segurança nesse período de adaptação. E, claro, recomendamos que o valor comprovado para o governo seja real, que seja usado realmente para esse plano no Canadá.
Há pessoas que não vêm com o dinheiro total do curso e “se viram” para pagar no Canadá? Sim, várias. Mas aqui estamos falando do que seria ideal, o melhor dos caminhos. A gente vê muitos casos de pessoas que deixaram para resolver a parte financeira depois de chegar no Canadá e muitos passam por apuros. É o famoso “depois a gente vê”. Não queremos que isso aconteça com nossos alunos. Por isso a gente aborda e explica detalhadamente tudo isso em nossa consultoria educacional, onde ouvimos caso a caso e sugerimos o melhor plano de acordo com os objetivos de cada um.
Fatores que facilitam
Há a possibilidade do cônjuge (se for o caso da vinda em casal) ter um visto de trabalho por tempo integral (open work permit), o que ajuda muito nas despesas e em alguns casos, até no pagamento do curso. É preciso escolher um curso em um college que dê essa elegibilidade, ou seja, matricular-se num programa de pelo menos um ano ou mais em um college público ou universidade, mestrado ou doutorado.
Outra possibilidade para ajudar na comprovação do valor exigido pelo governo é ter alguém da família como sponsor. Essa pessoa vai depositar o valor em sua conta para que você possa comprovar o valor para o governo, ou seja, será quem vai te patrocinar nessa jornada. Para a etapa de aprovação de visto (study permit), tudo isso é analisado pelo governo canadense e o sponsor deverá comprovar que tem condições de fazer isso.
Exemplo para um ano de estudos no Canadá (comprovação para o governo + curso)
Para uma família com um filho, estima-se que no primeiro ano, estudando em um college público de CAD $15,000.00 (ano), por exemplo, mais as taxas do governo CAD $17,000.00 (10 mil estudante aplicante + 4 mil cônjuge + 3 mil um filho), totalizam 32 mil dólares (cerca de 126 mil reais, no dólar de hoje 09/07/20). Isso tem que ser comprovado.
E para quem é solteiro? Quem vem sozinho deve utilizar o mesmo raciocínio. É preciso ter em mente que terá que comprovar também a taxa do governo (10 mil dólares canadenses para o estudante aplicante) mais o primeiro ano de college/universidade. Seguindo o exemplo acima, subtraindo o valor do cônjuge e do filho, ficaria em 25 mil dólares canadenses (cerca de 98.750 reais, na cotação do dólar de 09/07/20). O solteiro terá também todas as outras despesas, só que tudo para uma pessoa. Importante lembrar também que os solteiros pagarão todas as contas sozinhos enquanto estiverem aqui e como estudantes trabalhando somente 20 horas semanais sem um cônjuge com open work permit para ajudar, precisa estar ciente de que esse salário de trabalho part time gira em torno de 1.000 a 1.200 dólares canadenses por mês, o que só paga as despesas básicas. Então recomendamos ter todo o college pago (ou pelo menos um ano) e um plano financeiro bem estruturado também.
O valor da “vida real”:
Adicionando as outras despesas (segundo ano do college/universidade, se houver, vistos, passagens, assessorias, seguro, dinheiro para emergências, estadia provisória, etc) o investimento para uma família com um filho pequeno é de aproximadamente 190 mil reais (considerando o dólar canadense de hoje 09/07/20). Pode variar para mais ou para menos? Sim, este é somente um exemplo. É na consultoria educacional que vamos analisar cada caso.
Lembrando que quem vem em casal, sendo o estudante matriculado em college público ou universidade em curso de mais de um ano, os filhos (a partir de 5 anos de idade), podem ir para a escola pública de graça. Outro fator a considerar na escolha do programa de curso e que faz toda a diferença no orçamento da vida da família no Canadá.
E o idioma?
Esses exemplos foram calculados sem considerar o curso de inglês. Se o aluno precisar se preparar para chegar no nível de inglês que um college ou universidade exige e desejar fazer isso no Canadá, aí os valores mudam. Um curso de inglês para alguém que está num nível intermediário-básico, por exemplo, e quer alçancar a nota necessária para ingressar num college, pode variar de CAD $5,000.00 a CAD $7,000.00 (um curso de 6 a 8 meses). Há casos em que o aluno está quase lá, ou seja, falta pouco para atingir o nível de inglês necessário, então será menos tempo de curso e menos investimento. Por isso, durante nosso trabalho de consultoria educacional, enviamos testes de inglês para que o aluno saiba realmente em que nível está.
Estudar no Canadá é um grande investimento? Sim. Vale a pena? Para muita gente, sem sombra de dúvida. Muitos conseguem recuperar o valor do que foi investido em estudos no Canadá após conseguir seu PGWP e entrar no mercado de trabalho na sua área. Em alguns ramos – os que pagam bem, por exemplo – muitos alunos conseguem ver o retorno do investimento em menos de dois anos, caso consigam uma vaga na área de atuação. Você pode pesquisar sobre sua profissão no Job Bank Canada e conferir salários, estatísticas, vagas e requisitos, tudo por província.
Tenha em mente que um plano de estudos internacional para quem deseja imigrar no futuro exige um planejamento detalhado e estratégico. Não existe “fórmula mágica” e nem um caminho que encaixa para todas as pessoas. Cada um tem um histórico profissional, uma experiência diferente, expectativas e objetivos únicos e um prazo em mente (e no coração) para estar no Canadá.
Como a BFF Canadá pode te ajudar?
- CONSULTORIA EDUCACIONAL
- ADMISSÃO E MATRÍCULA NO CURSO
- OUTROS SERVIÇOS DE APOIO PARA SUA CHEGADA
- VISTOS
Por que o primeiro passo é a consultoria?
Porque se você deseja imigrar no futuro e ter sua carreira profissional no Canadá, é preciso fazer um bom planejamento e isso envolve muitas coisas. O curso é apenas uma delas.
Escolher o curso e se matricular não é tudo, por isso trabalhamos com consultoria educacional personalizada, onde vamos abordar coisas importantes para o SEU plano de ficar no Canadá após estudos, como:
- Tipo de curso ideal: programa de diploma, certificate, gradução, pós-graduação ou mestrado? Qual é o melhor para o seu caso?
- O curso que você fará e a instituição são valorizados pelas empresas na província que você vai morar?
- Idioma: seu nível de inglês é suficiente para o curso? Terá que fazer um pathway? Teste do IELTS?
- Família: virá sozinho ou com família? O que envolve tudo isso e quais os melhores caminhos para todos? Quem vai estudar e quem vai trabalhar?
- Budget: Quanto precisa? Valores de college ou universidade, despesas em geral, o que o governo exige, etc.
- Futuro no mercado profissional: a BFF Canadá ajuda você a escolher o programa mais adequado aos seus objetivos no país.
- Imigração: 90% dos nossos clientes desejam imigrar no futuro, então a escolha do curso pode contribuir muito para o seu sonho de ficar. Questões como tempo de curso e elegibilidade ao PGWP são muito importantes.
Marque agora sua consulta através deste link e dê o seu primeiro passo em direção ao seu sonho de morar no Canadá. 🙂
Estude no Canadá. Mude sua vida.
Abraços,
BFF Canadá